Imagem: Google |
Pensar em inglês é uma etapa do aprendizado de língua inglesa que incomoda e entristece bastante os aprendizes, talvez porque pensar em inglês signifique que o aprendiz realmente domina o idioma, afinal esse é o objetivo. Existem muitas opiniões e dicas acerca desse assunto, acredito que todas sejam válidas. Quem está na caminhada de aprender e ser fluente nesse idioma tão almejado sabe o quanto é preciso dedicação e prática para que seja possível alcançar um nível satisfatório de domínio da língua, é preciso sempre estar em contato com o inglês, praticando, se atualizando e se expondo ao idioma. Por isso trouxe algumas dicas baseadas em algumas pessoas que estudam e ensinam a língua inglesa e também um vídeo da professora Ana Luiza, do blog Inglês on line.
Observar coisas ao seu redor: pensar e pronuncia-las em inglês.
A princípio você pode dizer mentalmente em inglês o nome de tudo o que vê (Ex: sun, sky, cars, people, dog, stores). Num outro estágio comece a descrever as coisas como vê ( Ex: The sky is blue today, the sun is shining. There is so many cars on the road this morning! A dog is looking for food, poor thing! That fashion store is on sales) e em seguida, repense as coisas que já fez e o que vai fazer, as pessoas que precisa ligar, as coisas que precisa dizer. É um processo que tem suas fases, então comece da maneira mais simples, até ir ficando mais a vontade com esse pensamento e ir organizando mais palavras e frases em inglês para descrever o que está vendo e pensando. (Kaplan)
No chuveiro: repassar o dia, dizer pequenas coisas que disse em português, praticar durante uma semana um novo vocabulário aprendido. Ou seja, falar sozinho. Em inglês, claro! 😊
Praticar em frente ao espelho: um pouco parecido como falar sozinho embaixo do chuveiro, porém é possível se ver e avaliar como está se saindo. É uma ótima oportunidade de se expor a uma situação real de comunicação, a qual não temos acesso ao dicionário.
Referências: Kaplan International, Inglês on line